É cada vez mais comum que empresas de qualquer setor realizem pesquisas pagas para coletar informações sobre um determinado mercado e um determinado tipo de cliente.

Na verdade, não só as organizações mais importantes com os maiores recursos realizam suas próprias pesquisas, mas também pequenas empresas contratam empresas independentes, cujo único trabalho é extrair informações sobre produtos e serviços e, em seguida, dar os resultados para as empresas.

O objetivo é sempre conhecer as opiniões dos clientes no mercado para facilitar e reorientar as estratégias de marketing das empresas. Além disso, graças a esta informação, muitas empresas se concentram na fabricação de produtos ou na prestação de serviços mais específicos que são atraentes para os clientes.

Portanto, ao realizar pesquisas pagas, embora seja uma despesa extra para as empresas, no longo prazo ela as compensa, pois elas podem obter dados-chave sobre por que um produto não funciona ou como melhorá-lo para obter maiores lucros.

Mas o fato de as empresas realizarem pesquisas pagas não é apenas um benefício para elas, mas os usuários ganham renda fácil e rapidamente.

Muitos oferecem cheques em dinheiro, outro dinheiro através de paypal e em outros estão adicionando pontos até chegar a um mínimo em que uma transferência é feita. Mas não só os inquéritos pagos são os mais utilizados, como é óbvio que a melhor opção para as empresas é adquirir estes dados em troca de produtos ou vouchers.

Quando utilizam este tipo de pagamentos, têm, naturalmente, uma poupança considerável, uma vez que, em algumas ocasiões, os produtos que oferecem são aqueles sobre os quais os utilizadores têm de dar a sua opinião.

Dito isto, vamos fazer um pequeno resumo dos tipos de descobertas que podemos encontrar no momento e que as empresas mais gostam.

Tipos de inquéritos para Marketing research

Responder inquéritos pagos em Portugal é uma óptima ideia. É claro que aqueles com um propósito monetário são os mais populares entre os usuários, mas existem outras opções (especialmente mais baratas para as empresas):

  • Pesquisas por dinheiro: Geralmente realizadas a partir de casa, a empresa envia um simples questionário por e-mail ou através de um aplicativo e o usuário responde. O pagamento depende de muitos fatores, existem plataformas que pagam de 1 a 5€ por pesquisa e outras que estendem um voucher para gastar em lojas específicas como a Amazon.
  • Mystery Shopping: Existem muitas empresas dedicadas às compras mistério, isto consiste em enviar uma série de tarefas ao utilizador que vai fazer uma visita a um estabelecimento específico. Durante a visita você terá que fingir ser um comprador. O pagamento varia consoante o tempo de visita ou a caderneta que o utilizador leva, normalmente é num intervalo de 10 a 40€, mais as despesas forçadas da visita como a compra ou consumo de algum produto ou serviço.
  • Focus Group: Sem dúvida, este tipo de estudos são os mais interessantes, porque se trata de reunir em uma sala um grupo de usuários com características semelhantes, (mesmo trabalho, mesma faixa etária …) Estas reuniões são um tipo de mesa redonda onde todos os usuários dão a sua opinião sobre um produto ou produtos que já testaram anteriormente. Neste tipo de estudo, os participantes recebem um cartão oferta ou voucher para gastar num estabelecimento específico.
  • Testes de produtos: As empresas usam esse tipo de pesquisa quando vão lançar novos produtos, fazer algum tipo de melhoria ou querem mudar a estratégia de marketing. Normalmente, eles enviam os produtos para um grupo seleto de pessoas e, quando os testam, têm de responder a algumas perguntas. Normalmente não pagam, mas o usuário mantém o produto em questão.
  • Pontos de amostragem: Pontos de amostragem tornaram-se agora um dos métodos mais populares de obter informações. A empresa instala uma máquina de venda automática, (como a Coca-Cola, por exemplo), em locais com muito movimento e através de um aplicativo, quem quiser pode solicitar sua amostra e aproveitá-la, então você só precisa fazer uma pesquisa muito simples.

Como é que as empresas utilizam a informação?

Obter a informação pode parecer fácil, caro em alguns casos, mas não é difícil encontrar pessoas que queiram fazer parte dos estudos. O facto é que o mais complicado é interpretar esta informação e depois aplicá-la correctamente às campanhas de marketing das empresas.

E aqui é necessário mencionar algo importante, e é isso. nem toda a informação pode ser usada da mesma maneira. Às vezes, os usuários, movidos compulsivamente pela recompensa, não são consistentes com suas respostas, o que pode comprometer todo o estudo.
Por esta razão, as empresas devem estar atentas a padrões e tendências semelhantes nas informações fornecidas pelos clientes. Só então poderão fazer mudanças nos seus produtos e serviços, como os consumidores esperam.

Esta informação é também necessária para identificar áreas onde os produtos ou serviços das empresas são insuficientes ou defeituosos. Graças a isso, os artigos podem ser retificados e melhorados ou até mesmo novos artigos podem ser fabricados sem estes defeitos.

Se esta informação não for interpretada correctamente, é muito provável que a empresa falhe e tenha investido uma grande parte do seu capital num estudo que não lhe serviu bem. Portanto, é melhor ter especialistas familiarizados com a coleta e interpretação de dados de mercado.

Quanto é que as empresas gastam em estudos de mercado?

Calcular os gastos para um estudo de mercado por meio de pesquisas remuneradas é bastante ambíguo, pois como comentamos eles podem utilizar vários métodos para reduzir custos e obter a informação de forma mais simples.

Não é a mesma coisa obter acordos com empresas para que os participantes de suas pesquisas possam gastar seus vouchers com elas, que pagam diretamente por cada pesquisa resolvida.

É por isso que as empresas têm de analisar de antemão quais os resultados que querem obter e qual o investimento que precisam para alcançar os objectivos.

Se não conhecermos a fundo o mundo das pesquisas remuneradas, o melhor será ter empresas que se dediquem inteiramente a ele, dessa forma os resultados serão muito mais rápidos e precisos.

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